Fotografia aérea em cores de cidade chinesa sob a neve

Foto de JuniperPhoton via Unsplash.

Edição 283 – Onda de frio e terremoto fazem vítimas na China

Vacinas chinesas e gigantes de tecnologia na China

Agora vai. Começou nesta segunda-feira (18) mais um julgamento crucial sob a Lei de Segurança Nacional (LSN) em Hong Kong: Jimmy Lai, ex-dono do jornal Apple Daily e opositor de Pequim, é acusado de conspirar com forças estrangeiras e para publicar material sedicioso — esta segunda acusação, fora da LSN. O julgamento está atrasado há um ano e a expectativa é de que se desenrole ao longo dos próximos meses, resultando na condenação de Lai, que está preso desde 2020, condenado por fraude. Atualmente, a LSN tem uma taxa de condenação de 100% e carrega uma pena máxima de prisão perpétua.

Ainda no escopo da LSN, a polícia de Hong Kong anunciou a expansão da sua lista de procurados do milhão: Simon Cheng, Frances Hui, Joey Siu, Johnny Fok e Tony Choi, ativistas de oposição ao governo. Assim como com os oito nomes anunciados em julho, o prêmio para quem contribuir para a captura dos foragidos é de  1 milhão de HKD (R$620 mil).

Mercado imobiliário. Pequim e Shanghai, duas das cidades mais caras da China para se comprar um imóvel, anunciaram políticas para estimular esse mercado em dezembro. As duas principais medidas são a diminuição do valor do pagamento de entrada e uma redução de impostos sobre transações imobiliárias — ambas ligadas à flexibilização do sistema de classificação de propriedades comuns ou de luxo, como explica a Caixin. Os preços dos imóveis vêm caindo acentuadamente na China este ano, sinal da baixa demanda, e espera-se que as novas medidas incentivem aquisições e contenham a crise. A ver.

Alipay e WeChat Pay na mira. As autoridades chinesas aprovaram novas regulamentações para instituições de pagamento não bancárias, como a Alipay e WeChat Pay. As novas regras têm como objetivo mitigar os riscos de fraude no setor, e já devem começar a funcionar a partir de maio de 2024. O caso ganhou notoriedade depois que, recentemente, a Autoridade Monetária de Singapura suspendeu o uso desses canais para realizar transferências para a China, medida tomada após casos de congelamento de remessas de dinheiro pelas autoridades chinesas. A ideia é que as novas regulamentações reduzam o domínio do Alipay e do WeChat Pay no setor de pagamentos, sinalizando uma preocupação sobre comportamento monopolista do sistema financeiro.

Fim de papo. Em Dubai, o fim da COP28 viu a aprovação de um roteiro entre os países para uma transição dos combustíveis fósseis para uma energia mais limpa. Do lado chinês, o assessor Liu Zhenmin afirmou que ainda restam questões sobre o texto aprovado. O novo Fundo de Perdas e Danos vai apoiar países em desenvolvimento mais vulneráveis ao clima e, em entrevista, o enviado especial de Barbados Avinash Persaud, um dos responsáveis pela criação do Fundo, fez uma cobrança de que a China, como grande emissora, deveria contribuir financeiramente para a iniciativa— mas elogia os esforços para a transformação verde que o país está fazendo. O enviado chinês para o clima, Xie Zhenhua, deu uma entrevista sobre o Fundo e falando que o apoio da China virá por meio da Iniciativa Cinturão e Rota, como explica a Panda Paw Dragon Claw.

Mais espiões chineses pela Europa. Mais uma vez a pauta “espiões chineses” tem assombrado a política partidária europeia. Desta vez, o ex-senador belga Frank Creyelman foi expulso do partido de extrema direita Vlaams Belang após ser acusado de ter sido recrutado por agentes da inteligência chinesa para realizar operações de espionagem e de influência na Europa. Segundo investigações, Creyelman teria mantido contato com o agente chinês Daniel Woo entre 2019 e 2022 para influenciar em uma série de temas, desde energia até questões sensíveis para a China, como o caso dos uigures em Xinjiang. A expulsão do ex-senador foi anunciada pelo presidente do partido, que ressaltou que as ações de Creyelman não condizem com os princípios da legenda.

As rotas de migração chinesas. O The New York Times publicou no começo do mês um relato sobre como migrantes chineses estão arriscando suas vidas em travessias perigosas pela fronteira sul dos Estados Unidos. Eles aderiram a uma rota, anteriormente utilizada principalmente por cubanos e haitianos, para entrar no país e solicitar asilo.Ao longo de 2023, mais de 24.000 chineses foram detidos nas fronteiras do sul dos EUA. Segundo os relatos, a motivação para muitos desses migrantes seria a insatisfação com as condições na China, o que inclui preocupações com perseguições religiosas e políticas e o desemprego.

Essa fuga em busca de oportunidades de trabalho não tem sido apenas em direção ao lado ocidental do mundo. Esta outra matéria do jornal relata a história de um trabalhador chinês, Neo Lu, que descreve como ele foi vítima de traficantes que o levaram para um campo de trabalho forçado em Mianmar. Neo conta como esses esquemas fraudulentos de oportunidades de trabalho têm sido uma nova estratégia de criminosos para realizarem sequestros.

Enquanto o Brasil passa pela nona onda de calor do ano, a China sofre com uma onda de frio severa, com muita neve e interrupções de serviços na região norte do país. A temperatura média em Pequim foi de -7º C na semana passada, com mínima de -44º C na Mongólia Interior e em Heilongjiang; espera-se que a situação piore nas próximas semanas, com temperaturas ainda mais baixas, como relata o SixthTone. Um anúncio do governo central pediu para as autoridades aumentarem as ofertas de eletricidade, óleo, carvão e gás para garantir o aquecimento. Um acidente no metrô da capital foi causado pela combinação de uma frenagem brusca e trilhos escorregadios devido ao frio, deixando mais de 100 pessoas feridas.

O clima extremo também afetou a busca por sobreviventes do terremoto que atingiu as províncias de Gansu e Qinghai na segunda-feira (18), conta O Globo. A tragédia, que aconteceu durante a noite, foi a mais mortal da última década e afetou duas regiões que já enfrentam grandes desafios de combate à pobreza. O epicentro dos tremores fica numa zona rural, de difícil acesso. As equipes de resgate enfrentaram -14º C. Até o momento, foram encontrados 131 mortos, a maioria em Gansu.

With a little help from my friend. Uma obra de seis mil caracteres chineses sobre uma exploradora do metaverso no limite entre o real e o digital foi uma das vencedoras de uma competição de ficção científica em Jiangsu, na província de Shandong. Seu autor, Shen Yang, um professor de jornalismo na prestigiada Universidade Tsinghua, precisou de apenas três horas para criar um rascunho de mail de 40 mil caracteres para edição. Como? Escrevendo prompts para uma inteligência artificial. Shen avisou apenas um dos juízes sobre seu “assistente”, e um outro chegou a identificar o uso da ferramenta no texto; apesar disso, A Terra das Memórias não foi desclassificada e ficou em segundo lugar na competição — embora, de acordo com os avaliadores, não possa ser publicada por nenhuma editora até receber muitas alterações. O caso aconteceu em outubro mas só chegou à mídia nacional recentemente. O próximo projeto do professor é ensinar outras pessoas a produzir livros usando IA.

Em clima de retrospectiva digital, o site de streaming de vídeo Bilibili anunciou a palavra do ano de 2023:  “?” – traduzindo para o portugês, “hãn?”. O termo, segundo explicou a Sixth Tone em seu tweet sobre o assunto, expressa espanto de uma forma meio blasé, geralmente em relação a grandes feitos. Já a Sinocism publicou uma seleção de dez expressões da internet neste ano que você precisa conhecer, selecionadas por Andrew Methven, professor de mandarim e autor da newsletter of Slow Chinese. Dá pra entender muito sobre sociedade, política e cultura chinesas — tem até referência ao Lu Xun.

reforma electoral en Hong Kong

Literatura: a China Books Review publicou sua lista de livros recomendados (e uma contraindicação) publicados em 2023; tem ficção, história, biografia e culinária, entre muitas outras dicas.

Eleições: para acompanhar a chegada das disputadíssimas eleições para governar Taiwan, a dica é conferir este texto publicado pela Observa China sobre os candidatos e depois ouvir este episódio do podcast da NPR sobre como a energia nuclear é pauta eleitoral.  

Concurseiro sofre: este artigo do professor do MIT Yasheng Huang analisa as origens e o funcionamento do Keju — o competitivo concurso para entrar na burocracia imperial chinesa. Huang tem diversas críticas ao exame por, dentre outras coisas, tolher a criatividade.

Grande: faleceu um dos maiores juristas contemporâneos da China. O advogado e acadêmico Jiang Ping morreu em Pequim aos 93 anos, tendo construído uma carreira importante como reformista e na defesa do Estado de Direito. Jiang escreveu partes da legislação chinesa sobre contratos, propriedade privada, e outros temas de Direito Civil.

Legado: Sinocism e Sinification se juntaram para compilar tudo o que foi dito e feito por autoridades e acadêmicos na esteira da morte de Henry Kissinger para tentar entender por que a China gosta(va) tanto do estadista (e criminoso de guerra) estadunidense e o que esperar das relações EUA-China no futuro.

 

Saiu o trailer final de Blossoms Shanghai, a primeira série do diretor Wong Kar-wai. A obra é inspirada no livro “Blossoms”, de Jin Yucheng, e segundo Wong forma uma trilogia com Amor à Flor da Pele e 2046. A produção deve estrear dia 27 na China.

 

%d blogueiros gostam disto: