Foto de placa-mãe.

Foto de Pok Rie.

Edição 273 – Entre microchips e Rússia, relação China-UE vive crise

Vacinas chinesas e gigantes de tecnologia na China

Planos para Taipei. O desejo de Pequim de unificar a China continental a Taiwan não é novidade – inclusive, um novo plano para isso foi publicado recentemente, começando pela província de Fujian, a mais próxima ao arquipélago. Mas neste período eleitoral taiwanês, que anda de vento em popa, o candidato de oposição Hou Yu-ih desenha um plano para lidar com Pequim. A quatro meses do pleito, ele viajou aos Estados Unidos, onde se encontrou com autoridades e acadêmicos estadunidenses para debater questões estratégicas, como mostra o The China Project. Em texto na Foreign Policy, M. Taylor Fravel, do MIT, fala sobre o “mito” de uma possível invasão chinesa em Taiwan. Vale a leitura. 

A crise bate à porta. O presidente bilionário do grupo Evergrande da China, Hui Ka Yan (conhecido como Xu Jiayin), foi colocado sob vigilância policial. Nos últimos meses, conforme acompanhamos o destino da Evergrande, vários executivos do grupo e de suas subsidiárias estão sendo investigados por violação de uso de fundos. O ex-diretor financeiro do grupo, assim como o ex-CEO, também tem enfrentado restrições pelas autoridades. Tudo indica que a Evergrande vai se manter por mais algum tempo no centro da crise de crédito do mercado imobiliário chinês. Apesar disso tudo, o mercado tem dado sinais de que a Evergrande ainda se mantém no jogo, após ter retornado às negociações na Bolsa de Valores, devido a suspensão de cinco dias, e ter registrado uma aumento de 29% nos valores das suas ações.  

Made in China. Primeiro foi a Reuters, que noticiou há duas semanas que a Huawei estaria fabricando chips para câmeras de segurança, agora foi a vez da Caixin anunciar que a empresa chinesa lançou dois produtos com chips nacionais — um tablet e uma smart TV. A notícia ultrapassa o noticiário de negócios, mas esbarra numa questão estratégica: estaria a China contornando as restrições dos Estados Unidos no setor de semicondutores? Washington está investigando, mas ainda é cedo para dizer.

O clima não está pra negócio. A mídia estatal chinesa falou em “conversas construtivas” após a visita a Pequim de Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, mas ficou claro o clima de tensão . Dombrovskis falou em preocupação com a falta de equilíbrio nos negócios e em ventos contrários soprando nos dois países, em referência ao conflito Rússia-Ucrânia. Nos negócios, os subsídios chineses aos veículos elétricos é um dos pontos de divergência. Por falar em divergência, a UE publicou uma lista de quatro setores de tecnologia que querem manter protegidos em relação à China, entre eles, o de semicondutores, em linha com os Estados Unidos. 

(Multi) Lateralismo. O governo chinês diz que 130 países, além de organizações internacionais, já confirmaram presença para o 3° Fórum da Iniciativa Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, programado para ocorrer em outubro. A data exata não foi divulgada, mas algumas postagens não oficiais afirmam que seria nos dias 17 e 18. Putin já confirmou a participação. O encontro vai contar com discussões de alta liderança, com tópicos em conectividade, desenvolvimento sustentável e economia digital. Depois de sua ausência em tantos eventos multilaterais, quem sabe Xi Jinping estava só recarregando as baterias para lidar com tanta gente? Isso levanta a questão: é a Iniciativas Cinturão e Rota um projeto que pode ser multilateral? Essa discussão é o tema deste texto de março, de Huiyao Wang.

Com o aniversário de 10 anos da Iniciativa, vale reavaliar alguns compromissos – como o ambiental. Esse é o tema desta matéria de You Xiaoying para o China Dialogue, que mostra sinais positivos no compromisso de reduzir investimentos em carvão.

PT + PCCh, essa é a tal da paradiplomacia? O Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista da China assinaram um acordo para consolidar a relação entre os dois países. Esta matéria do The Brazilian Report destaca o fortalecimento da comunicação estratégica sobre questões regionais e internacionais. Isso inclui o acordo feito ainda durante a visita do presidente Lula à China, em abril, quando os líderes dos dois países concordaram em fechar um acordo entre a agência de notícias estatal chinesa Xinhua e a EBC do Brasil. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi quem coordenou o encontro e reforçou a importância dos dois maiores países em desenvolvimento como parceiros estratégicos. Com a assinatura do acordo, cabe às duas partes a elaboração dos planos anuais de intercâmbio e cooperação, assim como a implementação das medidas.

O papel delas. A The China Quarterly publicou em setembro o primeiro estudo sistemático sobre a atuação feminina no poder legislativo chinês. Ainda que a presença feminina seja muito tímida no executivo — sobretudo nos cargos de liderança do PCCh e no Politburo —, o estudo mostra resultados surpreendentes sobre a atuação feminina no Legislativo. Vale a pena passar um cafezinho e mergulhar nos estudos. 

Começou o China Open, primeiro torneio mundial de tênis realizado na China desde 2021. O hiato não se deu apenas pela pandemia de Covid-19: as entidades que regem o tênis mundial (ATP, ITF e WTA) estavam boicotando o país por conta de acusações de abuso sexual, supostamente feitas pela tenista Peng Shuai, contra o ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli. Em abril, as entidades já haviam anunciado o encerramento do boicote, mas há quem não tenha esquecido o caso: a tenista francesa Alizé Cornet, 99ª colocação no ranking, anunciou em meados de setembro que não disputaria nenhum jogo na China em nome de suas convicções. Se Peng Shuai não tem sido muito vista publicamente, o paradeiro de Zhang é menos desconhecido – ele segue a vida, tendo inclusive participado do congresso do PCCh em 2022.  

Tradução em tempos de ChatGPT. Muito se fala sobre como a inteligência artificial chegou para mudar as relações de trabalho e a própria existência de algumas funções desempenhadas por humanos. Para algumas áreas, porém, essa conversa já se iniciou há muitos anos, ainda com o advento de tecnologias de tradução (alô Google Tradutor!). O The World of Chinese comprou a briga e entrevistou quatro tradutores de mandarim para entender como o ChatGPT pode impactar o mercado de tradução da China. É interessante ver como cada profissional tem um posicionamento distinto baseado no gênero literário com que trabalha, o uso sistemático de aforismos, ou mesmo os idiomas envolvidos. Uns citam a importância de tradutores (humanos) em meios diplomáticos, ainda mais com o aumento das tensões envolvendo a China no palco internacional. Por falar em mudança no mercado, se você perdeu, contamos semana passada sobre empresas chinesas estarem usando estudantes como mão de obra barata para alimentar serviços de TI. 

Usar VPN pode dar ruim. As regras não são muito claras e o uso de VPN — sistema para forjar um IP de outro país — na China é algo bastante comum, sobretudo entre pessoas com mais recursos financeiros. Mas o caso de um programador da província de Hebei, vizinha a Pequim, chamou atenção depois que ele entrou na mira do governo por ter usado o recurso para realizar seu trabalho. De acordo com o China Digital Times, o programador foi multado por uso de VPN para atender um cliente no exterior, usando plataformas indisponíveis para o público chinês, como o Zoom. O trabalhador foi multado em um total de mais de US$144 mil, uma soma de três anos (2019-2022) de seu salário mais uma multa. 

Principal forma de furar o Great Firewall,  a VPN, tem se mostrado cada vez mais instável na China, como contamos aqui. E o caso do trabalhador não é o único envolvido em apurações, contamos recentemente a história de uma mulher que foi surpreendida ao ter a polícia à sua porta para prender o marido: ele usava secretamente o serviço para manter um site no exterior com críticas a Pequim.

reforma electoral en Hong Kong

再见, 美国 O zoológico de Washington, que tem como um dos principais atrativos os pandas chineses, está promovendo o Panda Palooza, um concentrado de visitas para despedida dos bichinhos que devem voltar à terra natal.. 

No além: esta edição da Ginger River explora um tema mórbido, mas inevitável – a indústria funerária chinesa. O texto é traduzido de uma publicação em mandarim, a partir do trabalho de pesquisa da doutoranda Tang Shenqi.

Pipoca: começa neste fim de semana a 8ª Mostra de Cinema Chinês — presencial e gratuita — promovida pelo Instituto Confúcio, em São Paulo. Confira a programação, que inclui filme de Kong Dashan, sobre o qual falamos aqui

Cinema: como o cinema honconguense de temática LGBTQIAPN+ mudou depois da transferência de soberania para a China? A especialista em cinema queer Helen Hok-Sze Leung explica no The China Project. 

Até tu, Brutus: o meme-pergunta “com que frequência você pensa no Império Romano?” também chegou na China. Esse vídeo hilário do Radii está imperdível.

 

SixthTone: Como moradores de Shanghai estão revitalizando a cidade

%d blogueiros gostam disto: